sábado, 7 de setembro de 2013

Deus se revela por uma biblioteca

São Jerônimo (tradutor e estudioso da Bíblia) em seu escritório.
Domenico Ghirlandaio (1480), Igreja de Todos os Santos, Florença, Itália

A doutrina cristã tem como fonte básica a Bíblia. Nela está contida a mensagem de Deus para a humanidade, segundo a fé judaico-cristã. É interessante notar que alguns fatos e personalidades também coincidem com os da fé islâmica.

Ao pé da letra, a palavra Bíblia, originária do grego “biblión”, significa “livrinhos”. E ela é isso mesmo, uma biblioteca de pequenos volumes que trazem mensagens baseadas em determinado contexto e que têm o objetivo de guiar a vida do povo de Israel.

Em poucas palavras, a Bíblia relata um acordo que Deus fez com os israelitas: o Criador promete liberdade, proteção e vida àquele povo, e este promete viver na fraternidade, seguindo a vontade de Javé (nome dado a Deus). Da parte da humanidade, no entanto, esse pacto foi (é) sempre quebrado, o que não ocorre do lado de Deus.

Atualmente há uma tendência em se dizer que, na Bíblia, “está contida” a palavra de Deus, em vez de se dizer que ela é puramente “a” palavra de Deus. Isso porque há muita coisa na Sagrada Escritura mais baseada no jeito humano de pensar (com erros e acertos) do que necessariamente na vontade de Deus. Mas, no geral, é importante saber que, para os cristãos, é por meio da Bíblia que a humanidade pode, de forma mais direta, conhecer o Criador.

Saiba mais


- Compêndio do Catecismo

- BAZAGLIA, Paulo. Primeiros passos com a Bíblia. São Paulo: Paulus, 2004.


Nenhum comentário: