![]() |
| Batismo de Jesus. Detalhe de forro da Matriz de Santo Antônio, Santa Bárbara-MG |
Esse é o primeiro dos três sacramentos de iniciação cristã (os outros são a confirmação e a Eucaristia). Embora todos muito importantes para os católicos, esse sinal tem um caráter peculiar. É um jeito de a pessoa assumir que pertence ao grupo de filhos de Deus e quer fazer parte da comunidade cristã.
No caso de batismo de recém-nascidos, os pais e padrinhos assumem, em nome das crianças, o compromisso de pertencer à comunidade cristã. Isso tem um significado especial. É como se os pais dissessem “Se ser cristão é bom para nós, então queremos o mesmo para nosso filho”. Na adolescência, com o sacramento da confirmação (ou crisma), os jovens têm uma nova oportunidade de assumir com mais clareza a vida cristã, mas não se deve achar que a crisma é um aperfeiçoamento do batismo.
Mesmo sendo o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo também foi batizado por São João Batista (observe a relação entre o apelido e a “profissão” de João). Isso foi uma forma encontrada por Jesus para mostrar que veio realmente para estar no meio de nós, seguindo os nossos costumes (os bons, é claro).
Saiba mais
- Conheça os sacramentos da Igreja Católica
- BORTOLINI, José. Os sacramentos em sua vida. 15. ed. São Paulo: Paulus, 1991.
- Catecismo da Igreja Católica (números 1213 a 1284)
- Código de Direito Canônico (cânones 849 a 878)
- Compêndio do Catecismo (números 252 a 264)
- Leia sobre o batismo de Jesus:
Evangelho de São Mateus, capítulo 3, versículos de 13 a 17;
Evangelho de São Marcos, capítulo 1, versículos 9 a 11;
Evangelho de São Lucas, capítulo 3, versículos 21 e 22.

Nenhum comentário:
Postar um comentário